A Tela de Sombreamento – Sombreador ou Sombrite

Um Guia Especial e Completo sobre Tela de Sombreamento e Sombrite

A Tela de Sombreamento – Sombreador ou Tela Sombrite (clique e compre aqui), é um material desenvolvido para diversas finalidades. Indicado para cultivo de flores como orquídeas, cogumelos, horta, hortaliças e mudas, cobertura de confinamento de gado, aviário, celeiro, canil pátio e quadra, estacionamento e  cobertura para garagem, cobertura, entre outras aplicações. Portanto a tela tecida de sombreamento é um produto confeccionado com fios de polietileno de alta densidade que cria um micro clima apropriada para o crescimento de plantas.

Em primeiro lugar, permite que a luz solar, umidade e ar necessário passe através da estrutura sem apodrecer ou mofar. A tela de sombreamento podem proteger animais de estimação, plantas e pessoas da luz solar direta e também pode ser utilizado em garagens e barreiras de privacidade. Fácil de instalar e remover, a tela de sombrear possui diversos níveis de retenção de luz e tamanhos para atender sua aplicação específica. Materiais de qualidade são duráveis e oferecem ventilação e difusão de luz superior, refletindo o calor no verão mantendo o ambiente resfriado. Também auxilia na secagem de vários produtos agrícolas. Assim sendo, o SOMBRITE é o nosso tema de aqui no MOMENTO AGRO DO BRASIL.

A Tela de Sombreamento na Agricultura

Na agricultura, comprar sombrite para estufa atua na necessidade de proteção das plantas – que necessitam da luz solar para sintetizar seu alimento, processo conhecido como fotossíntese. Porém com o calor excessivo, a vegetação pode até mesmo morrer sem a devida proteção. Hortaliças podem se desenvolver de forma inadequada quando não protegidas da incidência direta do sol, devido ao ressecamento.

Por isso telas de sombreamento são utilizadas sobre a horta, que além de proteger da luz solar, atua na contenção de ventos e chuvas muito fortes. Outra função dos sombreadores é distribuir quantidades similares de luz solar, gerando uma produção homogenia. Assim, também ajuda no combate de ervas daninhas e de insetos na cultura, dificultando a passagem dessas pragas para o interior da cultura. Em áreas de produção de hortaliças, é uma tela que gera maior produtividade. A plantação protegida pela tela fica sob uma área com maior umidade e temperaturas mais amena.

Plantas sensíveis demandam um tipo de tela mais densa, que permita passagem de pouca luz solar. A densidade dos sombreadores podem variar entre 30% a 90%. Então, quanto maior a densidade, menor a luminosidade interna. Em média se usa telas de sombreamento 50% a 70% de densidade, que é um coeficiente que protege a planta sem deixar faltar luz. Nos períodos chuvosos a tela tem a função de minimizar impacto, evitando a erosão e a perda de mudas por excesso de água. Contudo, se o tempo ficar nublado por muitos dias, recomenda-se retirar a tela de proteção, para que a planta receba os raios solares menos potenciais.

Sombrite x Estufa

Você pode saber que a tela de sombreamento serve para cobrir e proteger suas plantas.  No entanto, após fazer pesquisas, ainda tem dúvidas se essa é a melhor alternativa para proteção em meio a opções como filmes para estufa transparente ou a lona leitosa. A pergunta a ser respondida é “qual a diferença” e “que tipo de material preciso”?

Uma estrutura revestida com tela sombrite para estufa – shade house – às vezes parecem uma estufa. Porém esse tipo de casa é usada para proteger plantas cultivadas de excesso de calor, luz, baixa umidade, geada, etc. Em suma, fornecer abrigo para intempéries, o que ajuda a proteger as plantas no seu interior para maximizar seu crescimento. Quanto mais fechada a malha, menos sol passa para dentro do ambiente.

A Estufa

A estufa, por outro lado, é o oposto a uma estrutura revestida com tela. Estufas são casas revestidas com um plástico especial cujo teto e laterais permitem a passagem de luz, mas bloqueia o vento e a água de chuva. Quando a estufa esquenta porque a radiação solar aquece o solo, a plantação e tudo no interior do ambiente. Contudo a estufa, assim como estruturas revestidas com telas de sombrear, também protegem as plantas contra chuva, vento e insetos. Por isso a estufa é uma estrutura aquecida para plantas que demandam uniformidade de temperaturas relativamente quente.

Ambas as estruturas são utilizadas em viveiros. Porém, dependendo das espécies que se irá trabalhar e também da fase de crescimento da muda que se irá produzir, utilizam-se estufas protegidas com filme ou tela plástica. Ainda existem espécies que só crescem a pleno sol, outras preferem a sombra e tem aquelas que requerem sombra numa fase e sol em outra.

Proteção Contra Altas Temperaturas

Cultivo de flores e vegetais durante períodos de calor elevado em algumas regiões secas do Brasil sempre foi difícil. De fato, devido a temperaturas altas, necessidade de irrigação, ervas daninhas, insetos e estiagem. Por isso o uso de telas de sombreamento em áreas de produção de hortaliças garante maior produtividade. Então a plantação protegida pela tela fica sob uma área com maior umidade e temperaturas mais amena.

Benefícios para os Animais

Na pecuária leiteira, ao comprar sombrite, este pode ser utilizado para criar uma zona de conforto térmico para vacas em lactação. Por isso ter um ambiente confortável para fazer o processo de ruminação significa uma maior produção de energia por parte do animal, e consequentemente maior produção de leite. Por consequência pode ser utilizada para o bem estar animal na pecuária de corte, criação de suíno, ovino, ranário, etc. Quanto mais alto o pé-direito, maior a velocidade do ar na cobertura, reduzindo a temperatura, irradiando menos calor para os animais. Portanto, quanto maior o tamanho da sombra, maior a redução da temperatura em solo e maior conforto para o animal.  Porém recomenda-se não instalar as telas a uma distância muito grande do local de alimentação e água para não desestimular a ida dos animais até as tendas.

 

Benefícios Domésticos

No ambiente doméstico, é uma excelente opção de cobertura, servindo para garantir um ambiente arejado para convidados em ocasiões como churrascos familiares, por exemplo. Também é utilizado para cobertura e toldo de garagem e sombreadores para carros.

Uma Casa de Sombra ou “Shade House” é um ambiente desenvolvido para máximo crescimento de plantas através da sombra em seu interior (em contrapartida da plenitude do sol em estufas), bem como para criação de mudas. Então esta estrutura geralmente consiste numa armação em madeira ou metal que faz o suporte de uma tela de sombreamento – uma tela que fornece um controle passivo no ambiente, como proteger as plantas de excesso da luz solar e de ventos. Ainda em climas mais quentes, as Shade Houses são úteis para cultivo de variedades de plantas que crescem bem em regiões frias ou temperadas, que não recebem tanta quantidade de incidência do sol.

Utilização da Tela de Sombreamento

Pesquisas comprovam que condições de sombreamento afetam de maneira significante o crescimento de muitas espécies de plantas. Ambientes revestidos com Telas de Sombreamento são ideais para:

  • Frutas e Vegetais como o Tomate;
  • Mudas de Árvores;
  • Verduras Hidropônicas como o Alface Hidropônico;
  • Flores como Samambaias, Azaléias e Orquideas;
  • Folhagens;
  • Plantas Medicinais;
  • Legumes,
  • Especiarias;
  • Plantas Tropicais;
  • Plantas Sensíveis à Geada e Calor.

Vantagens do Sombrite

As estruturas com sombreadores são importantes para atingimento do máximo crescimento da agricultura protegida, permitindo que a plantação tenha tempo suficiente para se acostumar com a amplitude térmica exterior e amadurecerem. Portanto há um grande benefício ao se aplicar essa técnica.

  • Proteção contra Vento, Granizo e Pragas
  • Proteção de Plantas para Temperaturas Extremas;
  • Proteção de Plantas para Frio no Inverno;
  • Melhora a Taxa de Crescimento ;
  • Propagação de Mudas;
  • Cultivo de Plantas Tropicais em Climas Frios;
  • Possibilidade de Otimizar Espaços usando Prateleiras e Vários Andares de Cultura;
  • Possibilidade de Cultivo de Flores e Frutos Silvestres fora da estação e de maneira mais rápida;
  • Economia em Custos como Energia, Irrigação, Pulverização;
  • Economia a Eficiência, Segurança e Condições de Trabalho;
  • Atua na profilaxia de doenças de plantas.

Planejamento da Estrutura

O Planejamento da Estrutura para Sombrite para Estufa deve ser levado em conta o tipo de cultura a ser cultivada, materiais disponíveis e condições climáticas no local. Assim, esta estrutura deve ser construída longe de edificações e árvores, bem como de poluentes veiculares ou industriais. O local deve ter uma drenagem adequada. Deverá ser implantado em local com uniformidade de intensidade de luz e direção do vento. A estrutura da Casa de Sombreamento é composta por dois componentes básicos, isto é, material estrutural e revestimento com a tela. A estrutura do projeto dá suporte para a tela de revestimento, vento, chuva e colheita. Uma armação de aço galvanizado tem uma vida útil de 20 a 25 anos enquanto uma estrutura montada com bambu dura até 3 anos.  A durabilidade de uma boa tela de sombreamento é de até 5 anos pelo menos.

Tela SOMBRAX – NORTENE

A tela SOMBRAX fabricada pela NORTENE uma tela de sombreamento é desenvolvida com o sistema Raschel, que não desfia, com o melhor preço do mercado. Recebe aditivação contra raios UV – radiação Ultra-Violeta (UV), que garante maior durabilidade. Por isso é disponibilizada nas versões de 50% – Sombrite 50 e 70% – Sombrite 70 – percentual de sombra, e nas medidas de 1,50 metro a 3,00 metro de largura por 50 metro de comprimento. A vantagem da tecnologia Raschel é que não desfia, alta durabilidade, maior resistência, facilidade da instalação e garantia de 5 anos. O mercado disponibiliza ainda outras opções, como o Sombrite 30 e o Sombrite 80.

Usos da Tela de Sombreamento 50% de Retenção – Sombrite 50

  • Viveiro e Produção de Mudas de Café
  • Terreiros Suspensos para Secagem de Café
  • Hidroponia e Secagem de Alga
  • Estufa de Planta, Muda e Flor
  • Proteção de Ranário e Piscicultura
  • Divisão de Tanque de Alevinos

Usos da Tela de Sombreamento 70% de Retenção – Sombrite 70

  • Viveiro para Mudas em Geral
  • Proteção Lateral e quebra de Vento
  • Cerco e Proteção de Ranário
  • Pinus, Eucaplipto, Cacau
  • Orquídeas e Orquidário
  • Especiarias como Cebolinha e Cheiro Verde

O sombrite pode ser cortado, costurado ou emendado para atingir medidas desejadas. Recomendamos para maior praticidade a compra de conectores em formato de agulhas que são vendidos em pacotes com múltiplas unidades. As agulhas facilitam a instalação da tela de forma bastante eficiente e com praticidade.  Para realizar a emenda, é recomendável que os conectores sejam instalados com espaçamento máximo de 40 cm de intercalagem. A solução de conectores é com melhor preço (custo x benefício) disponível no mercado.

Instalação da Tela

  • Faça o planejamento buscando sempre utilizar ao máximo as paredes, quando possível;
  • Marque onde serão colocadas as estacas de madeira que deverão ter a mesma distância da largura da tela;
  • Para fixar as estacas, use um nível de prumo para nivelamento, enterre pelo menos 0,5 metro e deixe uma altura externa mínima de 2,5 metros.
  • Prenda dos arames que darão suporte a tela. Eles deverão ser esticados no sentido do comprimento do rolo. Utilize arame galvanizado com diâmetro de 2,75 mm.
  • Faça um furo na parte superior de todas as estacas. Passe o areme pelo furo e torça sobre o próprio eixo do arame. Se estiver começando pela parede, utilize bucha e ganchos.
  • Para a estaca do lado oposto, também passe o arame pelo buraco e com uma catraca estique o fio. A catraca ficará presa à estaca, utilize uma para cada arame.
  • No caso da parede, utilize um gancho com bucha inicialmente, e fixe a catraca na grapa com um gancho para tensionar o arame.
  • Faça a emenda das laterais da tela pelo lado externo com a grapa, deixando-a apoiada no arame.
  • Prenda uma grapa a cada metro e a cobertura estará pronta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *