Dicas de Lona para Caminhão: Um Guia Definitivo para o Caminhoneiro

A Lona para Caminhão é a Companheira de Jornada do Caminhoneiro

O caminhoneiro tem uma relação especial com sua Lona. Afinal a Lona para Caminhão é sua companheira de jornada, é a proteção da carga que está sob sua responsabilidade. Aliás o termo LONA (clique e compre aqui) é muito amplo, sendo que para cada necessidade há um tipo e preço de lona de caminhão. Segundo a Wikipedia, a palavra LONA tem origem na cidade francesa de Olonne, onde o tecido era fabricado na idade média. Entretanto na língua inglesa sua denominação é CANVAS, derivada da palavra Cannabis que em árabe significa cânhamo. Curiosamente uma das diversas aplicações dada à planta da maconha era a produção de lonas, além do já conhecido efeito medicinal e entorpecente.

Na prática, a proteção com a lona para caminhão evita o transbordo nas vias de circulação da mercadoria, que quando não corretamente acondicionado pode causar danos e prejuízo. De acordo com o artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito é vedado ao veículo o trânsito “derramando, lançando ou arrastando sobre a via: a) carga que esteja transportando; b) combustível ou lubrificante que esteja utilizando; c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente” sob pena de infração gravíssima sujeito à multa e retenção do veículo para regularização. Convém ao motorista averiguar a qualidade de cada ilhós de fixação. Os ilhoses devem ser produzidos com metal inoxidável e resistência apropriada. É importante também que as cordas de amarração sejam adquiridas com material compatível com o material da lona para não haver problemas no conjunto.

Observações Importantes

É óbvio, mas não custa reforçar que o tamanho da lona para caminhão deve ser adequada à dimensão da carga para evitar a infração pelo derrame no percurso. Esses cuidados devem ser observados na hora de comprar a lona para o caminhão. O preço é apenas um dos quesitos a ser considerado quando for comprar lona para caminhão. O caminhoneiro deve comprar a lona para carreteiro onde for fornecido lonas de qualidade comprovada – marcas como Sansuy, Locomotiva, etc., na casa das lonas de sua preferência. Observe ainda a questão relativa à validade do material e sua melhor conservação – a vida útil da lona para cobertura está relacionado à questões de forma como é manuseado inclusive na amarração, limpeza e manutenção do produto.

Tipos de Lonas para Caminhão

LONA PARA FORRAÇÃO

É a Lona Plástica Preta de PEBD (polietileno de baixa densidade), do tipo que se encontra em lojas de materiais de construção. Lona Plástica Preta indicada para uso temporário. É o material mais barato disponível quando o assunto é Lona Plástica para Caminhão, com o menor preço. Cumpre adequadamente sua função de impermeabilização e isolamento. Material com grande resistência à tração e boa durabilidade se corretamente manuseado. Porém não são lonas recomendadas para uso extremamente pesado, mas é o material ideal para aplicações de curto prazo. Também são a melhor opção em materiais de  aplicações únicas nas quais a lona será descartada após seu uso.

Lonas de PEBD servem para Forração
Preço Barato
Lona Preta para Forração são baratas
Lona Preta são leves
Desvantagem lona PEBD
Lonas para Forração podem não ser apropriadas para uso intensivo
Lona para Forração são úteis para proteção
Lona Cobertura Temporária
Lona para Forração pode ser utilizada para Cobertura Provisória

LONA TIPO TELA – SOMBRITE

É o material de entrada relacionado à lona para cobertura de caçamba. Fabricada em fios de polietileno ou PVC e tratamento anti-UV, normalmente utilizada para transporte de laranja, caçamba de entulho ou bagaço de cana. Também tem a serventia de proteger o assoalho do baú.

Cobertura com Tela
Cobertura de Carga tipo Tela
Tela Sombrite
O sombrite permite que a luz e o vento passem
Tela de Sombreamento impermeável
O sombrite não é impermeável
Desvantagem Sombrite
As Telas de Sombreamento são aplicadas quando gases e água precisam escapar

LONA DE PEAD PARA COBERTURA ESTÁTICA

Lona para Carreteiro reforçada fabricada com tecido trançado de fitas de polietileno, com proteção anti-UV, que ajuda e impedir o ressecamento. Assim a Lona de PEAD Ráfia possui excelente resistência à tração e intempéries. Esse entrelaçado, conhecido como ráfia, recebe um processo de laminação com uma película plástica que garante a impermeabilidade da lona. Acabamento vulcanizado das bainhas com corda envolvendo as bordas para melhor durabilidade no manuseio do material. Ainda ilhoses metálicos no entorno para amarração do mesmo.

Material indicado para carga estática, que não sofre constante manuseio. Diferentemente das lonas mais caras usualmente utilizadas em caminhões – como o lonil encerado ou vinílico – a Lona Reforçada de PEAD quando sobreutilizada sofre desgaste prematuro. Nesse sentido, é um material projetado para longa duração, que tem um custo intermediário entre as lonas disponíveis no mercado. Por isso tem um excelente relação entre custo x benefício, pois são robustas quando expostas no tempo e por serem mais estruturadas, suportam melhor a ação de intempéries como ventos e chuvas. Ainda pode ser utilizada para confecção de barracas, tendas e coberturas diversas.

Lona Cobertura Definitiva
Lona para Cobertura Estática
Lona para Cobertura
A Lona para Cobertura Estática é Impermeável

LONA ENCERADA (TIPO LOCOMOTIVA)

Lona Encerada tipo Locomotiva para Caminhão confeccionada com algodão, com tratamento de repelência a água e proteção de chuva. Por isso é ideal para materiais sólidos e aerados, cargas secas, irregulares, caixarias, frutas, verduras, legumes ou cargas que necessitem de amarração por cordas. Dessa forma não desgastam o produto e proporcionando maior fixação no transporte. A Lona para Carreteiro Encerado para Caminhão é capaz de repelir a umidade, trocando calor com ambiente evitando sobreaquecimento da carga. Tecido condicionado banhado em substância impermeabilizante como a cera que as tornam extremamente resistentes. Material muito utilizado pelos caminhoneiros por ter uma grande durabilidade, também usada na fabricação de velas de navios e fragatas, transporte de cargas irregulares, trabalhos de solda e outras finalidades.

Lona de Algodão
Lona Encerada
Lona Encerada
A Lona de Algodão é um material pesado e robusto, que possui revestimento de cera para criar uma camada resistente à água

 

Lona Encerada
A Lona Encerada “respira”, o que significa que não há umidade entre a lona e o material.

LONA VINÍLICA LONIL DE PVC (TIPO VINILONA)

Lona Vinílica para Caminhão do tipo Vinilona da Sansuy é uma lona sintética indicada para carga de grãos, cimento, adubo, carvão e cimento. Portanto ao comprar uma lona vinílica de PVC verifique sempre as informações técnicas como impermeabilidade e resistência a temperaturas altas com garantia de fábrica. Verifique a qualidade da bainha nas argolas. Por isso trata-se de um material de alta durabilidade que não trincam por ter maior resistência. Por isso trata-se da escolha mais comum entre os caminhoneiros porque serve para a maioria dos tipos de carga.

Lona Vinílica
Lona Vinílica tipo Vinilona
Lona Vinílica é menos propensa a rasgos
Lona a Prova D´Água
Lona Vinílica é impermeável
Lona Vinílica não Transpira
A Lona de PVC não Respira ao contrário da Lona Encerada
Lona Pesada PVC
A Lona Vinílica é apropriada para Trabalho Pesado

Conservação da Lona para Caminhão

A limpeza e manutenção da Lona para Caminhão são imprescindíveis para sua durabilidade. Por ser um investimento considerável, a lona para carreteiro merece um tratamento especial. O preço para comprar a lona para caminhoneiro não é barato. Lave o material com água e sabão neutro. Além disso não utilize solventes, esponjas de aço e escovas para não danificar o material. Dessa maneira, guarde sua lona ou arrastá-la em superfícies irregulares danifica o material. Assim não force a cobertura nos cantos do caminhão nem use ganchos para puxar as argolas. Além disso, execute o mesmo tipo de amarração em toda a lona para melhor tração e distribuição de carga. Enfim, não deixe a lona solta na parte de trás e evite contato direto com alguns tipos de cargas corrosivas como soja, farinha ou açúcar.

A última dica é avaliar bem a reputação do seu revendedor antes de adquirir seu material. Revendedores confiáveis trabalham com marcas de Lona para Caminhão de primeira linha, que geralmente custam mais. Produtos de procedência duvidosa ou de combate possuem durabilidade inferior e acabam não sendo um bom negócio para o caminhoneiro. O bom lojista irá indicar um fabricante que dê garantia mínima de 12 meses no material. Por isso criamos um artigo sobre a Qualidade da Lona Plástica com informações essenciais para a compra do material adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *