Tudo Sobre Filme Stretch – Um Manual Completo sobre o Plástico

O Filme Stretch é a melhor solução para Embalagem e Movimentação de Cargas

Para a finalidade de proteção e embalagem durante o transporte e movimentação de cargas, comprar o FILME STRETCH (clique e compre aqui) é o material indicado para tal necessidade. Trata-se do filme utilizado para agrupamento de itens de menor porte. Por isso tem o benefício da economia de tempo de caminhões no pátio de expedição. Este é mais um artigo do Blog Momento Agro do Brasil destinado ao Filme Stretch Manual e Automático. O Filme Stretch tem a NCM 39201099 (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Um fabricante de filme stretch utiliza o polietileno de baixa densidade (linear ou convencional) para sua produção. Então é um filme tracionável, que pode ser estirado para ajustar a embalagem no entorno da carga. Por isso moléculas que compões o material, após serem esticadas, possuem memória e contraem para sua posição original pós estiramento. O estiramento no processo gira entre 100% a 300% do filme. Materiais de boa qualidade suportam uma tração ainda maior antes da ruptura. A vantagem do rolo de filme stretch em relação ao shrink, é que o processo é todo feito em uma etapa apenas. Portanto não há necessidade de aquecimento do material para encolhimento em equipamento especializado. Portanto é uma opção de filme stretch com ótimo preço e simples de ser aplicado.

 

Aplicações do Plástico Stretch

Conhecido também como Stretch Wrap, trata-se de um material de alta maleabilidade e atóxico. Possui também a característica de reciclagem, inerente à logística reversa do material. Tem a função de proteger a carga de poeira, perfurações, dano e avaria. Por todas essas características, é uma embalagem utilizada pelo segmento de transporte, armazém logístico, industrial e por todos aqueles que têm na logística um fator chave para seu negócio. É um material de altar resistência mecânica, o que se traduz em minimizar danos nas instalações logísticas devido ao envolvimento plástico do material. A movimentação por empilhadeira ou paleteira tem riscos inerentes para o material. Ao comprar filme stretch há redução de riscos de dano quando comparado à movimentações não protegidas.

Utilidade do Filme Stretch

Trata-se de um material amplamente utilizado em indústrias. Por exemplo as fábricas de eletroeletrônicos, transporte de caras, agronegócio, papel e celulose, frascos. Também tampas e fraldas, cerâmica de pisos, refrigerantes ou nos demais ramos que se utilizem da paletização para acondicionamento e embalagem. Ofertado em bobina de filme stretch manual com 500 mm (50 centímetros) cada bobina, ou em bobinas maiores para aplicação automatizada com equipamentos que auxiliam o operador na aplicação do material para revestimento do fardo. A espessura do filme stretch deve ter entre 19 micras até 40 micras de parede.

O Filme Stretch Preto

Muitas empresas estão utilizando o Filme Stretch Preto como forma de não permitir a visualização da mercadoria acondicionada no interior da embalagem. Trata-se de uma medida de segurança para evitar furtos e manter o sigilo do material transportado. É difícil encontrar um fabricante do Filme Stretch Preto, normalmente fabricado com material reciclado como forma de redução do custo de industrialização.

Outras Utilizações do Filme Stretch

Comprar o filme stretch é muito vantajoso no que tange à sua aplicabilidade. Manusear itens paletizados é muito mais rápido e eficiente do que o transporte individualizado de cargas. Assim sendo, se economiza hora homem e hora máquina na logística de movimentação interna no armazém. Os caminhões não ficam parados das docas para carregamentos, aumentando o desempenho e otimizando espaços na carroceria. Para a aplicação do material pode ser utilizado ou não o aplicador de filme stretch.

Quando se utiliza equipamento para aplicação do filme de forma semi-automatizada, o modelo orbital é a opção escolhida. Neste tipo de maquinário, a haste da máquina gira em torno do palete que aplica o filme no entorno do material acondicionado. Enquanto a base gira em torno do seu eixo, o braço fixo permite que o filme plástico seja puxado envolvendo os produtos.

Vantagens do Filme Stretch

As vantagens de comprar o plástico stretch são inúmeras, é um filme muito experimentado no segmento industrial e logístico. Protege contra insetos, roedores, sujeira, umidade e poeira – atua também no combate a furtos de carga pois dificulta o acesso do indivíduo à carga. Proporciona maior segurança ao se manusear os objetos de carga, estabilizando o material embalado. É um filme que gera economia e praticidade, cujo investimento para sua implantação é muito baixo e o retorno em termos de benefício para quem utiliza é imediato.

Perguntas Frequentes sobre o Filme Stretch

Quando o Filme Stretch é Usado?

O Filme Stretch é utilizado para armazenagem em paletes para transporte. De tal forma que também pode ser usado para unitização de cargas e proteção durante o armazenamento e transporte. O Plastico Stretch pode ter várias configurações: Filme Stretch Manual ou Automático, com Proteção Anti-UV, Filme Stretch Preto ou Filme Stretch Colorido, etc.

Filme Stretch com Tubete ou Filme Stretch sem Tubete?

O Peso Líquido do Filme Stretch é relativo à quantidade de filme em uma bobina descontando o peso do tubete (também conhecido como tarugo). Todavia muitas pessoas não se atentam ao fato de comprarem uma bobina com até 50% do seu peso correspondente ao papelão do cilindro do tubete, cuja finalidade é reduzir o preço do filme stretch e mascarar seu real peso. No entanto vantagem de comprar um filme com tubete é o aproveitamento de 100% do material sendo que o Filme Stretch sem tubete pode ter uma pequena perda no final da bobina de filme stretch. De todo modo o ideal é considerar para fins de cálculo de rendimento o peso líquido do material DESCONSIDERANDO o peso do tubete, que acaba encarecendo inclusive o FRETE.

Qual a Vantagem da Utilização do Filme Stretch Preto?

O Filme Stretch Preto Opaco oferece uma gama de vantagens sobre o Filme Stretch Transparente. Algumas vantagens incluem:

  • Ocultação de remessas de valor, evitando furtos;
  • Ajuda na proteção de Raios UV;
  • Evita danos causados por chuva, umidade e poeira;
  • Maior resistência ao armazenamento prolongado ao ar livre;
  • Ótimo para codificação de cores.

Preciso de Filme Stretch Aditivado Anti-UV?

A proteção Anti-UV pode ajudar a prolongar a vida útil do filme quando armazenado no sol. Dessa maneira o envoltório elástico anti-UV pode aumentar a vida útil do filme e do produto quando armazenado externamente. Quando uma remessa for armazenada ao ar livre por mais de 60 dias, é uma opção que deve ser considerada.

O Filme Stretch e o Filme Shrink são Recicláveis?

Tanto o Filme Stretch quando o Filme Termoencolhivel Shrink são plásticos recicláveis. Verifique com o Depósito de Reciclagem mais perto da sua região como proceder a logística reversa.

Preciso de um Equipamento para Embalar com Filme Stretch?

Recomenda-se a utilização de Aplicador Manual para estes casos devido à facilidade de uso, o sistema de frenagem acoplado e à maior capacidade de fixação de cargas com firmeza.

O que é um Filme Stretch Pré Estirado?

O Filme Stretch Pré Estirado é um filme previamente esticado até 90% da taxa máxima de estiramento do filme. A película esticada é enrolada em bobinas que exigem pouco alongamento durante a aplicação e economizam na quantidade de filme aplicado.

Como Aplicar o Filme Stretch?

Puxe aproximadamente um metro de plástico do rolo do Filme Stretch. Dessa forma, aperte entre 20 a 25 cm da extremidade formando uma corda. Em primeiro lugar, passe a corda por um dos cantos. Contudo não é necessário um nó. Em segundo lugar comece envolvendo a base do palete. Enrole a base do palete pelo menos cinco vezes, mantendo sempre o filme firme quando puxado do rolo. Além disso, lentamente prossiga envolvendo o material, focando em manter o envoltório apertado. O objetivo é que todos os produtos fiquem juntos formando uma só unidade. Quando chegar no topo do palete, empurre os produtos da parte de cima para testar se elas se deslocam em relação ao material da parte de baixo. Se moverem, continue o processo de envolvimento retornando para a parte de baixo do palete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *