Filme Agrícola para Estufa – Lona para Estufa para Cultivo Protegido

A Lona Plástica para Estufa ou Filme Agrícola é ideal para a Plasticultura

O Filme Agrícola para Estufa (clique e compre aqui) é um filme plástico de PEBD – polietileno de baixa densidade fabricado para cobertura de viveiros, permitindo controle do microclima interno. Por isso o cultivo protegido através de Estufa Plástica é uma técnica muito utilizada na horticultura. Dessa maneira, o Cultivo Protegido com Estufas Plásticas é a solução ideal para fornecimento contínuo de produção agrícola de qualidade durante todo o ano, para atendimento de necessidades e exigências do consumidor brasileiro. Demonstramos como construir uma estufa do ZERO neste artigo aqui.

Comparativo Sombrite e Filme Agrícola Estufa
Sombrite versus FIlme para Estufa

A Lona para Estufa pode ser utilizada para coberturas agrícolas, macro tuneis e também laterais de estufas.  Ainda pode ser utilizada para cobertura de secadores como castanha, olaria, madeira, etc. Portanto a decisão por um modelo de estufa deve ser tomada baseada na análise do mercado consumidor potencial. Dessa maneira é preciso calcular o retorno sobre o investimento de forma a assegurar a continuidade da produção.

Fechamento da Lateral da Estufa com Filme Plástico

A vedação da lateral da estufa com lona plástica agrícola permite a passagem e difusão da luz. Propicia desenvolvimento da plantação sem causar estiolamento, minimiza doença causada por fungos. Viabiliza ainda a redução de uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas, além de permitir melhor controle de temperatura do microambiente – ótima para regiões quentes e culturas que demandam alta intensidade de luz.

Questões a Serem Analisadas

  • Viabilidade Financeira;
  • Dimensionamento, Posição e Localização da Estufa;
  • Permitir Ventilação e ao mesmo tempo evitar Pragas e Doenças;
  • Cultivo a Ser Adotado.
Filme Plástico Incolor
Lona Plástica Transparente

Pré-Requisitos

Conhecer as condições da região é um fator fundamental para uma correta tomada de decisão na hora de implantar estruturas de estufas. Variáveis como luminosidade, condição climática, umidade e vento são muito importantes para determinar a escolha do material para laterais e cobertura da estrutura. Isto porque o filme plástico do revestimento é determinante para difusão da passagem de luz e como esta é recebida pelas plantas. No manejo, é preciso definir a rotina de irrigação, nutrição e controle de pragas e doenças de forma a otimizar a produtividade da lavoura.

Propriedades

O bom Filme agrícola é fotoseletivo, possuindo propriedade ótica especial que viabiliza maior produtividade minimizando danos causados por vetores de insetos como pulgões, mosca branca, trips e outras pragas. São Lonas Plásticas aditivadas bloqueando a entrada da luz ultravioleta, dificultando a visão desses insetos, impedindo a  permanência de pragas na estufa.

Construindo Estufa DYI Bricolagem
Estufa Faça Você Mesmo

Vantagens

A Lona Plástica para Estufas permite a passagem de Luz e, diferentemente da  lona plástica tradicional, possui resistência contra defensivos agrícolas a base de enxofre, cobre, bromo e iodo.

Em relação ao cultivo a céu aberto, os benefícios são amplos. Como o controle do microclima interno na estufa, é possível reduzir os efeitos adversos de excesso de radiação solar. Por isso protege contra intempéries como chuva intensa, geada, granizo, etc. Para obtenção do resultado desejado é importante atentar na escolha correta do material a ser aplicado para revestimento da estrutura.

Sua aplicação permite economia no uso de defensivos. Dessa maneira é o filme mais indicado para o cultivo de orgânicos, contribuindo na produção de alimentos mais saudáveis.

Na Plasticultura, a estufa agrícola pode ser aplicada para cultivo protegido de cogumelos como agáricus e shiitaki – shitaki, horticultura convencional ou orgânica, hidroponia, ranicultura, piscicultura, incubatório de jacaré e avestruz e outras técnicas de cultivo.

Tipos de Lonas para Estufas Agrícolas

Lona Plástica para Estufa Tradicional

Filme para Estufa Agrícola
Lona para Estufa Plantação

O Filme Agrícola Transparente Multicamada, 100% virgem. Possui proteções UVs e antioxidantes com aditivos para coberturas que requerem proteção sem deixar de receber luz solar. Lona para estufa produzida para culturas que demandam grande intensidade na produção de hortaliças e plantas ornamentais.

Filme agrícola plástico resistente ao rasgo, impacto e estiramento, propiciando facilidade na aplicação e manuseio. Por isso aplicação de resinas plásticas e aditivos de alta performance garante elevada resistência contra degradação pelo uso de defensivos agrícolas e radiação solar. Assim sendo, é utilizado para a cobertura e produção de morango, folhosas em regiões quentes, macro túneis, secadoras como olarias, madeiras e castanhas. Aplicado em toda cultura que demanda grande intensidade de luz. Portanto é um filme plástico ideal para túneis altos e baixos e para estufas, indicado para produção de hortaliças, flores, uvas, para secagem de café e cerâmica. Material com Espessura entre 100 a 150 micras e largura de 4 a 12 metros.

Lona Plástica para Estufa Difusora ou Difusor

Filme Agrícola Estufa Difusora
Lona Agrícola Estufa Difusor

O Filme Agrícola Difusor viabiliza o aprimoramento da difusão de luz. Material com aditivação com cristais distribuídos pelo filme através de tecnologia de ponta aplicada no material. Portanto, o balanceamento da intensidade luminosa espalha a luz por toda a estufa. Sendo assim, esta característica difusora permite maior intensidade da luz durante o dia, que distribui de forma uniforme os raios solares para todas as plantas. Filme plástico ideal para estufa de mudas, tomates, pimentão, hidroponia e frutas. Material com Espessura entre 100 a 150 micras e largura de 4 a 12 metros.

Lona Plástica para Estufa Branca Leitosa ou Leitoso

Filme Agrícola Branco Leitoso
Lona Agrícola Leitosa

A Lona Plástica Branca Leitosa ou Filme Agrícola Leitoso é fabricado para culturas que demandam baixa intensidade de luz. Sua principal função é minimizar a radiação luminosa, aplicando um sombreamento uniforme. Por isso não deve bloquear nenhum comprimento de onda em relação a outro. Além disso reduz proporcionalmente a luminosidade em todas as faixas da radiação solar que incidem sobre o material com efeito da difusão da luz. Dessa maneira, permite um sombreamento uniforme e minimiza o calor interno na estufa. Filme plástico leitoso multicamada, 100% virgem, com proteções UVs e antioxidantes. Possui também aditivos para coberturas que requerem uma quebra de luz uniforme (principalmente em regiões muito quentes). Material ideal para túneis altos e baixos e para estufas, principalmente cultivos de morangos, samambaias, flores e plantas ornamentais. Material com Espessura entre 100 a 150 micras e largura de 4 a 12 metros.

Resultados

A escolha de materiais de qualidade para a plasticultura – lonas plásticas para estufas ou filmes agrícolas plásticos para estufas é o fator determinante para o sucesso da produção. A partir daí cabe ao agricultor proceder o manejo de forma correta para obtenção do melhor resultado na lavoura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *