16 Dicas de Empreendedorismo para Pequenas Empresas

Pequenas Empresas Dicas

Dicas de Empreendedorismo para transformar Pequenas Empresas em Grandes Negócios

Olá! Meu nome é Julivan e sou Sócio Administrador da PAPERPLAST (clique aqui e conheça nossa loja). Em primeiro lugar, resolvi criar este artigo com dicas de empreendedorismo e o que transcrevo abaixo são APENAS divagações pessoais. Se você é um empresário que está começando a empreender ou pensando em montar seu negócio, saiba que minhas análises são apenas um conjunto de ponderações pessoais que fogem um pouco da cartilha. Sou formado em Administração pela UFPR e em Ciências Contábeis pela PUCPR, já quebrei uma empresa alguns anos atrás e estou novamente atuando como empreendedor no nosso MOMENTO AGRO DO BRASIL.

Pretendo fazer deste texto algo dinâmico, portanto periodicamente estarei aqui revisando e atualizando o texto. Seguem abaixo tópicos por ordem de relevância e, como tudo na vida, utilize o que lhe for útil e descarte o que não for.

1 – Primeira Dica: A Leitura do Jogo

Meu principal conselho em dicas de empreendedorismo para pequenas empresas é: Faça a LEITURA CORRETA de tudo que está acontecendo ao seu redor. O mais difícil para um gestor não é tomar uma boa decisão, decidir é fácil. O difícil mesmo é enxergar todas as variáveis necessárias para uma correta  tomada de decisão. Imagine-se num jogo de Poker. O Poker é uma analogia muito interessante. Parece se tratar apenas de um jogo de cartas, mas na prática é um jogo de pessoas. Na vida assim como no Poker, os melhores costumam vencer. Você está sentado na mesa, e agora se imagine capaz de visualizar todas as cartas as cartas dos adversários e do flop. Molezinha, correto? Você ficaria milionário, futuro campeão mundial do Poker Stars.

A diferença do jogo para a vida é que na vida você CONSEGUE visualizar algumas cartas, basta aprender a observar. A experiência conta muito, pois as cicatrizes da vida deixam grandes aprendizados. O problema é que as variáveis do jogo da vida não são tão absolutas quanto as cartas do baralho. Com as cartas você poderia calcular precisamente suas possibilidades, já na vida não é possível ter essa precisão, inclusive porque as possibilidades são muito mais abrangentes. Mas a analogia funciona muito bem.

Par de Áses no Poker
Jogo de Poker

2 – A Abordagem do Cliente

Consideramos o processo de abordagem do CLIENTE um processo muito semelhante a PAQUERAR. Isso mesmo, PAQUERAR é uma das nossas dicas de empreendedorismo. Na PAQUERA você demonstra interesse de maneira contida. Na PAQUERA você só avança dependendo da receptividade da outra parte, sem exageros. Na PAQUERA você precisa demonstrar valor para a outra parte, buscando reciprocidade. Na PAQUERA você tem que saber a hora de flertar e a hora de abordar. Na PAQUERA você também tem que saber dar espaço e tirar o time de campo permitindo que a outra parte sinta que precisa de você. Na PAQUERA a experiência conta muito. Na PAQUERA ser bem apresentável conta muito. Na PAQUERA ser objeto de desejo para outras pessoas conta muito.

Corte na Paquera
Paquera Mal Sucedida

3 – O Aprendizado

O aprendizado mais importante que trago comigo da minha primeira tentativa de empreendedorismo é QUEBRAR. De fato é desesperador, uma frustração enorme ter se dedicado tanta energia e recursos financeiros por algo que não deu certo e não saber que caminho seguir. Somente quem passou por esse sentimento de derrota sabe o que estou dizendo. Certamente é importante frisar que SABER A HORA DE DESISTIR é vital para minimizar danos.

Meu negócio era uma loja de shopping, que vou tomar como exemplo: se você não tiver um fluxo de clientes adequado passando pela sua vitrine já nas primeiras semanas, reavalie seu negócio. Você depende totalmente do fluxo que o shopping proporcionar para seu estabelecimento, e se esse fluxo não for suficiente para você atingir o faturamento desejado, fuja. Shopping Centers são investimentos pensados para serem lucrativos para a Administradora do Condomínio e para Lojas Âncoras. O shopping LUCRA com fechamento de lojas porque novas lojas geram luvas para a Administradora, novidade para o público, possibilidade de reajuste de aluguel. Se o problema detectado for de que o fluxo de clientes potenciais existe mas não está convertendo as vendas, a boa notícia é que você tem margem para tomar providências. Reavalie o mix de produtos na prateleira, políticas de preços, forma de atendimento, etc.

Fluxo de Pessoas no Shopping
Shopping Center

4 – No fio do Bigode

Valorizar seu NOME na praça é uma excelente tema relacionado às dicas de empreendedorismo. Pague seus fornecedores em dia, mantenha um SCORE alto no SERASA. Com uma boa reputação você obtém crédito no mercado para trabalhar com recursos de terceiros, financiando sua operação. Se for para escolher entre atrasar um TRIBUTO ou um FORNECEDOR por um desfalque pontual de caixa, avalie qual tipo de conta você deve priorizar. Se não houver outra saída e você for obrigado a ATRASAR seus compromissos com fornecedores, seja TRANSPARENTE com seu credor, avise com antecedência sobre esse desfalque e RESPEITE os termos tratados na renegociação. O mais correto porém é ter um FLUXO DE CAIXA saudável evitando cair neste tipo de armadilha. Evite tomada de empréstimos bancários ou se financiar com factoring, são atalhos para o fracasso. Priorize comprar A VISTA com descontos.

Construção de Oportunidades
Controle Financeiro

5 – Controladoria

Controlo meu negócio com apenas três relatórios que atualizo diariamente. Considero todos imprescindíveis para ter a empresa na mão: a Ficha de Estoque Valorizada, o Balancete (em substituição do Mapa de Resultado) e o Fluxo de Caixa.

  • A Ficha de Estoque serve para mensurar o que temos de disponibilidades, detectando possíveis desvios. Avaliamos que está parado e  fazemos liquidações. Identificamos o que precisa ser comprado e definimos estoques mínimos para não correr o risco de faltar algum item. A Ficha de Estoque alimenta o Balancete valorizando o CMV pelo custo de aquisição.
  • Em seguida utilizo o Balancete gerado por um Sistema de Contabilidade. Sei que o padrão utilizado pelo Controller é Mapa de Resultado. Todavia prefiro utilizar o sistema contábil porque no balancete tenho o REFLEXO PATRIMONIAL em forma de ATIVO ou PASSIVO de todo evento que ocorre na empresa. Com o Mapa de Resultado isso não acontece – facilitando erros e fraudes, situações que pude observar de perto por onde trabalhei. Minha graduação em Contabilidade me ajuda a enxergar a empresa de maneira muito transparente e em tempo real. Posso tomar medidas corretivas com agilidade, apagando incêndios no foco, antes que o fogo se alastre.
  • O terceiro relatório que utilizo na empresa é o Fluxo de Caixa, que permite organizar melhor meus desembolsos – eventos que tenho maior ingerência em relação às entradas de caixa, que dependo dos clientes.
Balanço Balancete e Razão Analítico
Razonete Conciliação

6 – Inadimplência Zero

Quando fui proprietário de uma loja de shopping, pude observar uma situação muito interessante. O cliente que RECLAMA, que INCOMODA, era sempre o primeiro a ser atendido. Sim, aquele cliente CHATO nos ensina uma das nossas dicas de empreendedorismo. Baseado nessa premissa, somos CHATOS na hora de COBRAR um título protestado que estamos com dificuldades em receber, por exemplo.  A ideia é que, na hora que o cliente tiver caixa para honrar algum de seus compromissos, faremos de tudo para ser os primeiros a receber. Por isso ligamos todos os dias insistentemente pressionando o devedor inadimplente a cumprir sua obrigação. Com essa postura aliada com uma análise de crédito adequada, temos ZERO inadimplência no nosso negócio. Sabemos que eventualmente teremos perdas decorrentes de mal pagadores, mas nossa postura ajuda a minimizar esse dano.

Boca no Trombone
Seja Chato

7 – Sem Segredos

Não temos medo de compartilhar “dicas de empreendedorismo” de como tocamos nosso negócio. Ray Croc que transformou o McDonald´s num império do hambúrguer, interpretado por Michael Keaton (o eterno Batman) no filme Fome de Poder. No filme ocorre o seguinte diálogo após adquirir completamente o direito sobre a franquia dos irmãos McDonald´s, que haviam desenvolvido o famoso sistema de produção de sanduíches da franquia:

Dick McDonald – “Tenho que perguntar só uma coisa. Algo que nunca entendi. No dia que nos conhecemos, nós lhe mostramos o lugar. Nós mostramos tudo. Todo o sistema, nossos segredos. Era um livro aberto. Porque você não…”

Ray Croc – “Roubei? Pegar suas ideias, fugir e começar o meu próprio negócio usando elas? Teria fracassado. Vocês mostraram a cozinha só pra mim? Devem ter mostrado para várias pessoas. Quantas tiveram sucesso? Ninguém conseguiu e ninguém nunca conseguirá, porque falta a eles a única coisa que torna o McDonald´s especial. Não é apenas o sistema, Dick. É o nome. Esse glorioso nome, McDonald´s. Pode ser o que você quiser que seja. É ilimitado, completamente acessível. E ela soa… como América.”

Talvez esse mito em torno do brand McDonald´s seja apenas uma liberdade artística do filme, particularmente acredito muito mais na capacidade empreendedora de Ray Croc. Penso que os irmãos McDonald´s nunca conseguiriam atingir o patamar que a franquia alcançou mundialmente, eles não tinham sangue nos olhos. No entanto este diálogo me fez perceber que um negócio não precisa ser gerido como um segredo, hoje em dia a informação é facilmente encontrada e difundida. Muito pelo contrário, dividir significa multiplicar e quanto mais pessoas se interessarem pelo que temos a dizer, mais nossa loja se tornará conhecida. Você estará ajudando a comunidade e se beneficiando com isso.

MacDonald´s Vintage
Roy Croc McDonald´s

8 – Não seja Bom, seja Excelente

Se você abrir uma nova empresa e for um EXCELENTE empresário, você tem ALGUMA chance de ter sucesso. Se for um BOM empresário, você VAI fracassar. Por isso aprendi ao longo dos anos é que é muito difícil empreender, a competição é muito grande, somos bilhões de indivíduos buscando sobressair. Por que você seria a pessoa a se destacar onde vários já atuam com muito mais bala na agulha e expertise do que você? Dessa forma, se tiveres uma resposta para essa pergunta, estarás apto a AVALIAR se deve seguir em frente. Se não tem, DESISTA para não perder dinheiro e evitar maiores frustrações. Nem todo mundo nasceu para administrar e não há nada de errado nisso.

Competição Mercado de Trabalho
Corrida Competição

9 – Sua Chance de Fracassar é Grande

Incluir um produto novo no portfólio SEMPRE terá mais chance de dar errado do que de ser bem sucedido. Então nesse caso cabem duas observações. A primeira observação é que devemos estudar um produto antes de lançar no mercado. Além disso, devemos ter bala na agulha para suportar o fracasso que é um perigo eminente. A segunda observação é que sabendo que apenas uma fração dos projetos se consolida, estes deverão cobrir com folga os custos dos projetos que não deram certo, somando mais uma vaca leiteira no catálogo.

Produto Vaca Leiteira
Vaca Leiteira

10 – Analise Suas Vendas na Unha

Controlamos individualmente RENTABILIDADE de cada pedido. Consideramos o Valor da Venda, taxas de cartão, tributos, frete, comissões e tenho um mark up mínimo que forma a margem de contribuição para pagar as despesas e custos fixos e, obviamente nosso lucro. Portanto esta é uma excelente prática relacionada às dicas de empreendedorismo.

Analisando Custos na Unha
Análise da Venda na Unha

11 – Reinvista na Sua Empresa

Reinvestimos 50% do nosso Lucro Líquido na Empresa. Portanto, só utilizamos para custear nossas despesas pessoais os outros 50% do lucro aferido mensalmente. Esse valor que fica na empresa serve para amortizar dívida com nossos financiadores. Além disso, aumentará nosso portfólio e incrementar nosso faturamento é mais uma das nossas dicas de empreendedorismo.

Reinvista no seu Próprio Negócio
Reinvestir na Empresa

12 – Nosso Marketing é Agressivo

Investimos 5% do nosso faturamento em MARKETING, divididos em Google Adwords, Facebook Ads e Publieditorial. O custo por aquisição fica bem pesado, mas nossa estratégia serve para desestimular competidores no nosso segmento e consolidar nossa posição de liderança. Essa é mais uma das nossas dicas de empreendedorismo. Temos como objetivo aliar o melhor preço, melhor qualidade, maior divulgação, melhor e mais rápido atendimento, melhor plataforma. Por isso fomos beneficiados com dois anos de exclusividade no mercado de venda do nosso portfólio na internet, e adquirimos uma vantagem muito grande – não podemos nem iremos deixar escapar entre os dedos.

Nossa avaliação é que dificilmente um competidor terá fôlego suficiente para bancar essa briga. Temos um baixíssimo custo fixo um recall de clientes que nos permite bancar essa briga. Observamos alguns novos players, mesmo aqueles com respaldo de fábricas, não conseguem acompanhar nosso padrão. É como se fosse um jogo de Poker. Pior: somos um Chip Leader que sempre sai com cartas boas e por isso dá call em todas as rodadas. Um jogador que entra com poucas fichas não vai ter chance, mas mesmo se entrar com muitas fichas não terá cartas tão boas quanto as nossas para ganhar a maioria das mãos.

Investimento em Marketing
Marketing Digital

13 – CMV = EI + COMPRAS – EF

A equação do Custo da Mercadoria Vendida (=) Estoque Inicial (+) Compras (–) Estoque final é muito importante para nós. Através dela ponderamos se estamos tendo uma margem de contribuição adequada para nossos materiais.

CMV = EI + C - EF
Custo da Mercadoria Vendida

14 – Não Existe Fórmula Mágica

Filtre bem tudo o que os ditos “GURUS” das vendas ensinam em seus livros e palestras para dicas de empreendedorismo. Ele pode tentar ensinar você técnicas de como vender GELO no POLO NORTE. Eu já fui encantado com esse tipo de discurso. Ou aquela conversa de “Me venda esta CANETA”. Por isso credito que são falácias que nos sugerem que existe um meio fácil de ludibriar pessoas, que só depende de você. E que essa metodologia o autor do livro ou palestrante domina e irá ensinar por um pequeno investimento de rápido retorno. Geralmente são pessoas com grande carisma que só querem vender seu próprio produto e utilizam do seu talento nato para convencer os desavisados de plantão.

Oráculo
Guru

15 – Reavalie seu Processo de Vendas

A vantagem de ser um pequeno empresário é ter a oportunidade de enxergar todos os processos da empresa de maneira holística. Como responsável por COMPRAR nossos materiais e eventualmente atuar na área COMERCIAL, posso observar como é difícil uma empresa que FACILITE o processo de vendas. Por isso tenho obsessão por quebrar mecanismos que travam a venda e irritam o comprador.

Não há nada mais irritante do que um VENDEDOR insistente que quer virar seu amigo de infância. Um vendedor que promete e não cumpre. Um vendedor que não se interessa em resolver seu problema e sim cumprir sua meta de faturamento. Não há mistério sobre um processo de vendas adequado, onde o vendedor cria atalhos se preocupa genuinamente com a necessidade do seu cliente. Não se trata de altruísmo, mas como modus operandi de um mecanismo correto de atendimento e fidelização. Temos algumas condições especiais para clientes que geram um volume maior de faturamento, mas nossa premissa é a padronização do tratamento igual para todos, com excelência no relacionamento. Temos um roteiro padronizado que adotamos para atendimento e recall que tem funcionado muito bem.

Vendedor Insistente
Vendedor Chato

 

16 – Exponha seus Problemas

Sempre que você estiver buscando a solução de algum problema ou alguma dúvida, não hesite em apresentar seu dilema para o maior número de pessoas possível. Vai lançar um produto novo? Porém não sabe como sair de alguma situação que parece intransponível? Se correr o bicho pega, mas se ficar o bicho come? Então converse com sua esposa, com seus amigos, apresente seu problema em fóruns e grupos de Whatsapp. Não espere soluções mágicas e sim ampliar sua visão sobre o tema. Ampliando sua visão e trocando experiências você irá se municiar de muito mais base para tomar a melhor decisão. E como comentado na dica número 1, decidir não é difícil, difícil é visualizar os cenários e possibilidades para a tomada de decisão.

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