Os Problemas mais Comuns com Lonas Plásticas

A Qualidade da Lona Plástica é Fundamental para Satisfação do Cliente

Neste artigo abordaremos os problemas mais comuns relacionados com a qualidade das LONAS PLÁSTICAS (clique e compre aqui) no mercado brasileiro. Conforme comentamos no artigo A LONA PLÁSTICA PRETA – Virgem ou Reciclada, praticamente toda Lona Plástica Preta comercializada no Brasil é produzida com matéria prima reciclada. Isso do aspecto econômico e ambiental é excelente, pois movimenta um mercado de Reciclagem e Reutilização. Por isso ajudam a reduzir o material de descarte nos aterros sanitários ou mesmo em lixões, gerando empregos e renda. Vale mencionar que os lixões deveriam ter sido banidos com o advento Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Porém não somente a Lona Preta é fabricada com resina reciclada. A Lona Dupla Face para Silagem e Revestimento de Tanques e o Filme para Estufas também podem ser encontrados fabricados com resina reciclada.

Destacamos a questão de o material fabricado com material reciclado – filmes produzidos com material virgem não têm problemas de qualidade. Neste caso a resina é pura, oriunda do craqueamento do petróleo produzida por petroquímicas sem nenhuma variação na característica do material entre os lotes de produção.

Contudo, por conta do reduzido custo de aquisição – qualquer fabriqueta de fundo de quintal é capaz de reciclar plástico – a resina reciclada é o material utilizado por grande parte das indústrias transformadoras para fabricação dos filmes.

E isso é ruim?

A resina reciclada DE ALTA QUALIDADE pode SIM ser utilizada como matéria prima na fabricação de em alguns tipos de lona. Vamos relacionar os principais tipos de lona plástica e abordar suas peculiaridades.

  • A Lona Plástica Preta: É o filme mais barato e comum encontrado em qualquer loja de material de construção. Vendido por metro, a lona plástica preta multiuso pode ser fabricada 100% com resina reciclada para baratear seu custo. Porém o o processo de reciclagem deve ser feito feito de maneira correta. É um filme muito utilizado por transportadoras para forração de caçambas e principalmente na construção civil, mas seu uso é amplo.

  • A Lona Plástica Dupla Face: Utilizada para Silos e Silagem e também para Revestimento e Impermeabilização de Tanques para Piscicultura (Tanques de Peixes). A Lona Plástica Dupla Face Preta e Branca é um material que precisa resistir no tempo. Este material sofre incidência direta de raios solares, causando degradação quando não tratado. Por isso é recomendável que a parte BRANCA, que fica exposta ao sol, seja fabricada de material VIRGEM. O material deverá ter aditivos anti-UV e antioxidantes para dar a resistência necessária no filme. O outro lado do material, que não fica exposto no tempo, pode ser produzido utilizando resina reciclada de qualidade na sua composição.

  • A Lona ou Filme para Estufa: É um filme extremamente técnico com muita tecnologia embarcada. Por isso deverá suportar variações térmicas, incidência solar e intempéries. Precisa preservar suas características sem deteriorar, por isso é um material que necessariamente deve ser produzido com resina VIRGEM.

  • O Filme Mulching: Trata=se de um material de baixa micragem. Por isso é recomendável na técnica do mulching a utilização de materiais fabricados com resina VIRGEM.

Lonas de Baixa Qualidade

Você já sabe que as Lonas Plásticas que utilizam resinas recicladas cujo processo não feito de maneira adequada irão produzir péssimas Lonas Plásticas. Mas quais cuidados o reciclador deve ter na hora de produzir seu granulado com uma qualidade adequada para produção de bons filmes plásticos? Relacionamos abaixo os principais cuidados que uma indústria recicladora deve ter no controle de qualidade e PCP:

  • Priorizar Aparas Plásticas Industriais no Processo. A apara plástica industrial é um resíduo muito valorizado no mercado de reciclagem, porque é um material livre de contaminação. Trata-se da rebarba e aparas na produção de uma indústria, um lote fora do padrão no processo produtivo. Trata-se também da varredura do material industrial desperdiçado. Esse tipo de material é vendido pela indústria para o reciclador. Por isso, dada a excelente condição do resíduo industrial plástico, não precisa passar por nenhum processo prévio de triagem, moagem ou lavagem para entrar na extrusora plástica.
  • Ter uma Equipe de Triagem Qualificada. A mesa de triagem é uma etapa fundamental no processo de reciclagem. Uma equipe treinada será capaz de com agilidade separar os diferentes tipos de polímeros (PP, PEAD, PEBD, PET, Plásticos de Engenharia). Portanto deverão triar o resíduo de forma com que não haja contaminação de materiais diferentes no processo produtivo. Cada material tem seu ponto de fusão diferente. Ainda características moleculares diferentes que se misturados irão produzir uma resina imprópria para utilização.
  • Ter um Sistema de Lavação Eficiente. Materiais pós-consumo são materiais com contaminação de resíduos do produto que embalavam: seja alimentares, de limpeza, etc. Tais resíduos não podem contaminar o pellet produzido, e devem ser eliminados num processo industrial de lavação. As Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) devem ser construídas seguindo a normatização ambiental vigente e ter capacidade de viabilizar economicamente a reutilização deste material contaminado.

Exemplos Problemas com Lonas de Baixa Qualidade

Na hora de escolher a Lona Plástica para sua necessidade, priorize:

1 – uma marca de renome no mercado, tanto do fabricante quanto do distribuidor;

2 – um revendedor consolidado no mercado que somente trabalhe com materiais de qualidade;

3 – um comércio que não esteja diretamente vinculado com um fabricante específico, pois este não terá força para exigir da indústria um material adequado e irá empurrar para o cliente qualquer coisa que for produzido, sem critérios.

Os transtornos mais comuns com lonas plásticas de qualidade ruim são os seguintes:

  • Rasgam com facilidade (por conta da contaminação com outros tipos de plásticos).

  • Apresentam Olho de Peixe (por conta das impurezas na resina reciclada).

  • Apresentam Furos no Filme (por conta das impurezas na resina reciclada).

 

  • Desmancham quando Expostos no Tempo (por conta da contaminação com outros tipos de plásticos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *