Reutilização de Cama de Frango e Cama para Aviário com Lona Plástica

O Tratamento da Camas de Frango utilizando Lona Plástica para Reutilização

O Tratamento de Cama de Frango para Aviário utilizando LONAS PLÁSTICAS PARA CAMA DE AVIÁRIO (clique e compre aqui) para Reutilização é uma técnica que consiste em fazer com que a cama para aviário seja reutilizada de um lote para o outro. Então a melhor opção para a Avicultura é o tratamento através cobertura com Lona Preta.

A Cama de Frango ou Cama para Aviário tem como função isolar o contato direto das aves com o piso, absorver as excretas dos animais e também a água e contribuir com o isolamento térmico do confinamento. Ainda protegem os animais de intempéries e do atrito mecânico com o piso, servindo como leito para as aves. Deverá ter entre 5 a 8 cm de espessura no verão e 8 a 10 cm no inverno. Os materiais comumente utilizados para essa finalidade são: serragem, maravalha, sabugo de milho triturado, palha de arroz, areia e feno triturado. Consequentemente, para ter uma função fundamental no manejo da atividade de avicultura, é muito importante tomar todos os cuidados com a qualidade da cama para o desenvolvimento de aves saudáveis.

A reutilização da cama de frango na avicultura tem dois aspectos muito importantes: o sanitário e o ambiental. O sanitário porque o tratamento visa se eliminar agentes patológicos que ficam nessa cama, permitindo que haja diminuição desses agentes e não se comprometa a saúde do próximo lote. Na questão ambiental, a partir do momento que se reutiliza a cama, o material não é descartado no ambiente. Dada a quantidade de aviários existentes no Brasil, seria muito prejudicial que a cada necessidade de manejo da cama de frango que esse material seja descartado no meio ambiente.

Opção de Tratamento para Cama de Frango

A opção da técnica de tratamento de cobertura com lona plástica preta para reutilização de cama de frango para aviários é o manejo que apresenta melhor resultado entre as opções possíveis. Assim que saem as aves, todos os equipamentos devem ser retirados ou elevados dentro do próprio aviário. Todo o material da cama deve ser retirado inclusive das beiradas e das muretas do aviário, molhada e coberta com a Lona Plástica, envolvendo toda a parte debaixo.

A massa coberta com a lona deve ficar coberta por 10 a 12 dias no centro do aviário. Só após esse período a lona plástica pode ser removida. Durante esse período ocorre a fermentação do material e acúmulo de amônia sob a cobertura plástica,. O metabolismo das bactérias provocam a decomposição parcial da matéria orgânica, destruindo bactérias patogênicas e outros microrganismos. Alguns avicultores molham o material antes de proceder a cobertura, com o objetivo de aperfeiçoar o processo. Após esse período de cobertura, retiram-se os torrões da cama, revolve-se do material e a aplica-se a vassoura de bruxa (lança chamas). Deixe o aviário aberto por aproximadamente 2 dias e após esse período a cama pode ser aplicada novamente no piso.

Resultado do Tratamento de Cama de Aviários

Através desse procedimento foi observada significativa diminuição de bactérias, cascudinhos. Certamente o cascudinho é um inseto muito corriqueiro nesse tipo de produção, podendo se tornar uma praga. Portanto a técnica viabiliza uma condição sanitária muito boa para reutilização da cama para o aviário.

Após alguns ciclos (normalmente de 5 a 6), a cama passa por um tratamento. O destino desse material é a adubação e fertilização do solo. Contudo se no ciclo anterior o aviário passou por alguma questão sanitária de impacto, é recomendável proceder a substituição precoce do material.

Vantagens da Reutilização da Cama de Aviário

A principal vantagem da reutilização da cama é que o custo de aquisição desse material é muito alto. Portanto a reutilização da cama de aviário com a aplicação das lonas é vantajosa economicamente. É difícil encontrar material de boa qualidade para aplicação na cama de aviário, principalmente em algumas regiões do Brasil. A mão de obra que é gasta para retirar e colocar a nova cama acabam compensando. Também é viável sob o ponto de vista do impacto ambiental. O reaproveitamento de cama de frango é uma prática sustentável para o avicultor incrementar sua lucratividade na criação de aves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *